Mel



O Mel é um líquido viscoso e açucarado produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas destes insetos, sendo armazenado em favos nas suas colmeias para se alimentarem durante o inverno.

Existem dezenas de variedades de mel de abelhas que podemos obter: segundo a floração, os terrenos de obtenção ou ainda segundo as técnicas de preparação. Dessa forma variam em cor, aroma e sabor. Diferenciam-se assim na cor, indo do branco incolor, amarelo ao castanho principalmente. Outra característica marcante em alguns méis é a consistência líquida ou endurecida que poderá apresentar quando armazenado em recipiente, sendo de igual qualidade sob esse aspeto. No que diz respeito ao néctar, pode provir de uma única flor (mel monofloral) ou de várias (mel plurifloral). Certamente não há mel rigorosamente monofloral, entretanto a presença de outro néctar em pequena quantidade não influi apreciavelmente no seu aroma, cor e sabor.

Os aromas mais encontrados no nosso concelho são: castanheiro, urze, rosmaninho e melada de carvalho.

O mel é também usado externamente devido às suas propriedades anti-microbianas e anticéticas. Assim, o mel ajuda a cicatrizar e a prevenir infeções em feridas ou queimaduras superficiais. O mel é também utilizado largamente na cosmética (cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, etc.) devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.

Juntamente com o mel, as abelhas produzem outros importantes produtos como a cera, a geleia real, e Própolis.


Harald Hafner

Mangualde
Tlm.: 914 457 285
Email: nn.nelas@gmail.com

Adelino Rodrigues da Costa

Rua Padre António Pinto Lobinho, nº28
3530-108 Mangualde
Tlm.: 960 022 192
Email: adelinocosta@hotmail.com